Formação de Cuidadores

Formação de Cuidador Profissional de Idosos

O cuidado é um campo de conhecimento e atuação profissional cada vez mais solicitado pelas famílias, pela sociedade e pelo Estado. Ele tem implicado profundas transformações na vida cotidiana da sociedade que envelhece aceleradamente. Aliado a necessidade de cuidados formais às pessoas que envelhecem, a profissionalização do cuidado constituiu-se como novo campo de conhecimento nas organizações sociais formais e informais.

OBJETIVO

Promover uma qualificação profissional que instrumente os indivíduos para ingressarem no mercado de trabalho no papel de cuidadores de idosos, constituindo um novo recorte profissional que leve em conta a especificidade da velhice, considerando as ressonâncias do envelhecimento fisiológico, das patologias que podem acompanhá-lo e das respostas sociais que determinam atitudes de acolhimento e qualidade de vida.

CARGA HORÁRIA

120 horas

PÚBLICO ALVO

Pessoas que desejam profissionalizar na função de cuidador de idosos.

Formamos 1.500 cuidadores de idosos
que estão desenvolvendo com eficiência a importante ocupação.

O Programa de Formação de Cuidadores de Idosos iniciou em 2011, com o propósito de oferecer a formação de cuidadores e cuidadoras pessoas idosas para o mercado de trabalho. Até junho de 2017 foi desenvolvido em parceria com a Danone.

Inicialmente, foi chamado Cuidar é Viver e, ao término do programa, o OLHE deu continuidade na formação destes profissionais. Temos mais de 1500 cuidadores formados pelo OLHE. Somos uma instituição de excelência na formação de cuidadores de idosos. 

O curso de Formação de Cuidadores de Idosos sensibiliza a formação e atualização de cuidadores, transmitindo habilidades e valores focados na solidariedade humana e cidadania, que possibilitam o cuidar do outro e o cuidar de si, ampliando essa prática para a pessoa idosa.

Composição

O cuidado é um novo campo de conhecimento, nas organizações sociais formais e informais, e atuação profissional em crescente procura pelas famílias, pela sociedade e Estado. Implica em profundas transformações na vida cotidiana a sociedade que envelhece aceleradamente.

Compromisso

O OLHE tem como missão construir a cultura da longevidade, digna e solidária, e o compromisso de formar cuidadores de idosos para atender as demandas do mercado, decorrente da crescente longevidade da população.

profissão

O cuidado de pessoas idosas envolve aspectos multidimensionais e distintos fatores que compõem a realidade social. O cuidador é o profissional que se insere nessa realidade, prestando atividades remuneradas.

Cuidar humanizado

A formação desse novo profissional é um desafio para os docentes que desenvolvem o Curso de Formação de Cuidador de Idosos. Formar pessoas no Cuidar Humanizado é compromisso ético, fundamentado na cultura de respeito aos direitos humanos.

Perfil do cuidador

Formação de Cuidadores de Idosos – Significado do Cuidar e do exercício da Cidadania

Pesquisa realizada pela pesquisadora Dayane Barros Esteves em 2013 com 26 cuidadores de idosos formadas pelo Programa Cuidar é Viver apontam o perfil dos Cuidadores de Idosos.

Gênero

MULHERES 96%

Destas 25 eram mulheres. Em diversos estudos, menciona-se a predominância de mulheres como cuidadoras, talvez pela forte e histórica relação entre mulheres e seus filhos como origem do cuidado e afetividade, reforçadas pelas construções sociais em relação ao gênero feminino. A identidade remete à ideia de que as raízes históricas e culturais do cuidar podem explicar o alto número de mulheres atuando como profissionais do cuidado e, por se tratar de uma profissão nova e carente de mão de obra, as mulheres se identificam com o trabalho.

Religião

CATÓLICA 46%
EVANGÉLICA 35%
OUTRAS 19%

Outro dado importante das alunas nos remete à religião que professam. Maioria católica, seguida de evangélica e 19% declaram pertencer a outras religiões. Esses dados estão de acordo com o Censo 2010.

Faixa Etária

A média de idade dos cuidadores de idosos formados pelo Olhe é de 43 anos, variando entre 20 e 70 anos, sendo a faixa de 41 a 50 anos a maior representação.

Sobre o curso

O curso tem 120 horas de carga horária, com duração de três meses, divididas em aulas práticas e teóricas ministradas pelos professores com formação multidisciplinar com foco em Gerontologia. 

Conteúdo abrangente, o curso envolve diversos aspectos do envelhecimento, como mitos e preconceitos, questões éticas, sociais, médicas e nutricionais. Também discussões sobre legislação trabalhistas e apoio jurídico.

Aos alunos são oferecidos material didático e suporte psicológico para enfrentar os aspectos mais complexos do acompanhamento à pessoa idosa.

O principal objetivo do curso é promover uma qualificação profissional que instrumente os indivíduos para ingressarem no mercado de trabalho no papel de cuidadores de idosos, constituindo um novo recorte profissional que leve em conta a especificidade da velhice, as ressonâncias do envelhecimento fisiológico, das patologias que podem acompanhá-lo e das respostas sociais que determinam atitudes de acolhimento e qualidade de vida.

A equipe de professores do Olhe é composta de profissionais na área de gerontologia com experiência na formação de cuidadores de idosos. Nossa equipe se compõe de Advogado, Assistente Social, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Geriatra, Nutricionista, Psicólogo, Pedagogo, Terapeuta Ocupacional.

Destaca-se no curso a presença de um docente presencial que acompanha todas as aulas e atividades presenciais.

O Curso de Formação de Cuidador de Idosos é realizado em diversos espaços geográficos e procura atender as demandas locais das comunidades onde será realizado.

O público-alvo são pessoas que desejam profissionalizar na função de cuidador de idosos. Os critérios mínimos para a participação no curso são os seguintes:

  • Idade igual ou superior a 18 anos
  • Ensino Fundamental
  • Participar do processo seletivo.

Considerada um elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de adultos na sociedade contemporânea, a educação profissional reveste-se cada vez mais de importância fundamental, não só pelo desenvolvimento da conjunta socioeconômica, mas, sobretudo, porque representa finalmente uma associação entre trabalho e vida.

O curso está fundamentado em princípios sustentadores e a diversidade dos sujeitos:

  • Respeito à diferença do aluno. A realidade e a diversidade dos sujeitos em formação
  • Conteúdos adequados ao tempo cultural do aluno para que ele se aproprie de saberes fundamentais a sua inserção ativa na família, na sociedade, no mundo do trabalho, como pessoa, como cidadão e como profissional;
  • Formação que possibilite ao aluno desenvolver suas competências e habilidades instrumentais, humanas e políticas; uma formação que reconheça nele sua identidade, como sujeito de cultura.

A relação teórico-prática, o aprender a pensar, o saber-fazer, o saber conhecer e o saber conviver devem ser considerados elementos fundantes da competência humana e do desenvolvimento das habilidades profissionais. A metodologia proposta busca uma relação e articulação permanente entre teoria e prática em sua praxis pedagógica.

Depoimentos

"Fazer o curso foi a realização de um sonho: “faz mais de 15 anos que sonho em fazer o curso, e como na época que despertou esse desejo eu estava com quatros filhos pequenos, acabei indo trabalhar com outras coisas e tive que deixar o sonho de ser cuidadora para mais tarde. Hoje, por exemplo trabalho com uma idosa de 90 anos, mas como empregada doméstica. Sempre tive essa facilidade de lidar com eles, esse amor que acaba sendo reconhecido por amigos e familiares que me indicam para trabalhar com os idosos, mas eu acabo assumindo outras funções porque até então eu não tinha o curso, as técnicas necessárias e o certificado que é tão importante para conseguir um emprego, agora não, depois dos meus filhos criados, eu não podia perder mais essa possibilidade de fazer o curso e, quando o OLHE abriu as inscrições, não pensei duas vezes. Depois de três meses de curso, de ter feito a vivência prática nas instituições, dado banho nos idosos, conversado com eles, alimentá-los, transportar de um local para o outro, não tenho dúvidas, é isso mesmo que quero fazer.”
Rosana Isabel de Mattos
49 anos
"Durante a formatura da Turma Envelhe-Ser, a formanda Geovana disse emocionada: “adorei o curso. Foi uma experiência inesquecível. Sou auxiliar de enfermagem e já trabalhei com idosos mas nunca tinha feito curso de cuidador, então surgiu essa oportunidade e eu não pude perder. Gostei de todas as aulas, os professores são maravilhosos e para mim o que mais ficou registrado foi saber que o idoso deve ter autonomia e que é papel também do cuidador, incentivar a autonomia do idoso, esse conhecimento eu vou levar para o resto da vida”..”
Geovana Renata Santos da Silva
"Acreditava que a idade poderia ser um empecilho para fazer o curso e trabalhar como cuidadora: “eu achava que por ter mais de sessenta anos eu não pudesse trabalhar como cuidadora, hoje depois de fazer o curso, vi que na verdade o único empecilho para a função é ter uma limitação física de não aguentar por exemplo, trocar um idoso, e que a questão da minha idade é muito bem vista já que os idosos se identificam mais facilmente e a relação fica muito mais prazerosa. Gostei muito do curso, todas as aulas foram maravilhosas, principalmente o professor Carlos Lima”, de quem ela diz que vai sentir muita saudade.”
Irene Natália Ferreira de Castilho
61 anos
"O curso é uma oportunidade de progredir profissionalmente: “sou cabeleireiro por profissão, e de repente fui percebendo que o cuidador de idosos é uma função muito requisitada hoje em dia e fiquei pensando muito em mudar de área. Soube do curso através de uma cliente do salão e me interessei bastante. Tentei várias vezes fazer o curso do OLHE, na época não havia turmas disponíveis, todas já estavam completas e, depois de três meses de espera, o OLHE me ligou avisando deste curso e vim correndo fazer. Gostei sobretudo das aulas sobre cuidados práticos. A vivência prática nas instituições é maravilhosa e podia ter mais visitas durante o curso, acho que é nesse momento que a pessoa realmente pode saber se quer ou não seguir em frente como cuidador de idosos.”
Francisco Alves de Oliveira
45 anos
Fonte: http://www.portaldoenvelhecimento.com/cuidados/item/662-olhe-comemora-a-formatura-de-mais-duas-turmas-de-cuidadores-de-idosos

Ficha de pré-inscrição